quarta-feira, 23 de abril de 2008

Gosto de... Sigur Rós

Muito!
E estou em êxtase pois acabo de receber a edição especial (muito bem apresentada, em forma de livro, com 114 fotos!!! e os 2 DVD's) do primeiro filme da banda, Heima. Foi gravado na Islândia (e daí o nome "Heima", que significa "em casa" ou "terra mãe"), no Verão de 2006. Os elementos do grupo e uma equipa composta quase na totalidade por habitantes daquele país escolheram vários locais (alguns bem remotos e improváveis), de uma beleza avassaladora, e realizaram pequenos concertos que apenas foram anunciados por "passa palavra".
O resultado é, para mim, extremamente difícil de reduzir a um qualquer texto. Se uma imagem vale mais que mil palavras, cada frame deste filme carrega mil emocões. Para descrever o que sinto ocorre-me apenas uma analogia (embora possa parecer absurda). Diz respeito àquelas pessoas que estiveram perto de passar para "o outro lado" e dizem ter visto toda a sua vida passar-lhes na mente durante alguns segundos. Na verdade foi exactamente isso que senti na primeira vez que vi o filme. A diferença é que não foram apenas segundos. Durante mais de uma hora relembrei imensas situações do meu passado. Momentos alegres, momentos tristes, momentos irrepetíveis, momentos com a família, momentos com os amigos... O resultado final foi simples e ainda assim contraditório: um sorriso rasgado e uma lágrima em cada um dos olhos.
Ainda que nem todos possam conseguir sentir o mesmo que eu (a música toca cada um de nós de maneira diferente e de uma forma muito particular), deixo uma das minhas músicas favoritas do Heima (escolha dificílima) e alguns links para outras que merecem bem ser vistas e ouvidas (mesmo!).

Heysátan (como uma música sobre um palheiro pode ser tão bela!)


Links:

Starálfur

Samskeyti

Vaka

Von

Hoppípolla

Um comentário:

Anônimo disse...

"Momentos alegres, momentos tristes, momentos irrepetíveis, momentos com a família, momentos com os amigos... O resultado final foi simples e ainda assim contraditório: um sorriso rasgado e uma lágrima em cada um dos olhos."

wooooow =D
como é óbvio, faço das tuas palavras as minhas, sem dúvida!

eu também gosto [imenso] de Sigur Rós e em grande parte a culpa é tua =D

mas, obrigada.
bijU